sexta-feira, 24 de agosto de 2007

08 de abril

Historinha:
Coelho da páscoa - Conto russo

Era uma vez um papai coelho e uma mamãe coelho que tinham sete filhos. Então, quando chegou a páscoa, eles queriam saber qual de seus filhos seria o verdadeiro coelho da páscoa.
A mãe foi buscar uma cesta com sete ovos e cada um escolheu um.
O mais velho dos coelhinhos logo pegou o ovo dourado, correu pelos campos, subiu e desceu morros chegou ao jardim de infância e, com um grande salto,tentou chegar ao outro lado do portão. Mas, como estava com muita pressa, não mediu bem o salto e caiu, quebrando o ovo.
Este, com certeza, não era o verdadeiro coelho da páscoa.

O segundo dos filhos escolheu o ovo prateado e se pôs a caminho. Quando chegou ao campo encontrou a raposa. A raposa desejava muito ter o ovo de prata e perguntou: Ei, ei coelho, queres dar este ovo para mim? Mas isto o coelho não queria. Então a raposa prometeu-lhe uma moeda de ouro em troca do ovo e o levou até a sua toca. Ali escondeu o ovo de prata, escancarou o seu focinho como se fosse devorar o coelho e , este, assustado, fugiu deixando o ovo de páscoa com a raposa.
Este, com certeza, não era o verdadeiro coelho da páscoa.

O terceiro coelhinho escolheu o ovo vermelho e se pôs a caminho. Quando passava pelos campos encontrou outro coelho e pensou: “Ainda tenho tanto tempo que vou brincar com esse coelho”. Os dois coelhinhos brincaram bastante e quando o nosso coelhinho lembrou-se do ovo vermelho... Ele já estava quebrado e amassado.
Este, com certeza, não era o verdadeiro coelho da páscoa.

O quarto coelho escolheu o ovo verde e se pôs a caminho. Quando passava pela floresta, a gralha ladrona o avistou do alto de uma árvore e gritou: Olha a raposa! Olha a raposa! O coelho, assustado, olhou ao seu redor e procurou um lugar para esconder o ovo verde. Então a gralha disse: Eu escondo o ovo para você. O coelhinho deu o ovo à gralha que o guardou em seu ninho. Agora percebendo que não vinha nenhuma raposa, pediu o ovo de volta à gralha, mas esta respondeu: O ovo está bem no meu ninho.
Este, com certeza, não era o verdadeiro coelho da páscoa.

O quinto coelho escolheu o ovo cinza e se pôs a caminho. Atravessando a floresta chegou a um riacho e , quando estava atravessando a ponte .viu a sua imagem refletida na água e ficou tão encantado com ele que não conseguiu continuar o caminho. De tanto se mirar no espelho d’água, esqueceu o seu ovo cinza e este caiu partindo-se em uma pedra.
Este, com certeza, também não era o verdadeiro coelho da páscoa.

O sexto coelhinho escolheu o ovo de chocolate e se pôs a caminho. Mais à frente encontrou o esquilo que queria muito provar o ovo de chocolate, mas o coelhinho disse: Este ovo é das crianças do jardim de infância. Porém, o esquilo pediu tanto que o coelhinho cedeu. O ovo estava tão gostoso que o coelhinho não resistiu e os dois lamberam tanto até acabar o chocolate.
Com certeza, este também não era o verdadeiro coelho da páscoa.

O mais novo dos coelhinhos escolheu o ovo azul. Correu pelos campos, pelos morros da floresta. Ali encontrou a raposa, mas ele nem ligou para ela. Continuou o seu caminho. Encontrou o outro coelho que queria brincar mas o nosso coelho não aceitou até chegar na floresta da gralha ladrona. Esta logo exclamou: Lá vem a raposa! Mas o nosso coelhinho nem deu ouvidos aos seus gritos. Quando chegou ao riacho não parou para mirar-se no espelho d’água. Ao esquilo disse que o ovo seria das crianças do jardim de infância e continuou seu caminho. Chegando ao portão do jardim de infância, tomou bem a medida do salto a dar, saltou e chegou ao outro lado do muro sem quebrar o ovo.
Este sim, era o verdadeiro Coelho da Páscoa.

Resultado:
Neste dia contamos com 40 crianças sendo que algumas estavam acompanhadas de seus pais.

Atividade:
As crianças confeccionaram uma máscara do coelhinho da páscoa. No encerramento ganharam um ninho que foi feito com dedicação pelos funcionários da Biblioteca.





Contadoras:
Criselen Jarabiza, Valeria Schier e Mônica Pischke

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu amo essa história e fiquei muito alegre quando a vi em seu blog. Parabéns pela escolha e espero que outras pessaos a divulgue e use em sala de aula como eu também uso e faz um SSSSUUUCCCESSSOOOO.
Feliz Páscoa.
Maria Imaculada